Grupo de Estudos em 2025:
“Transtornos Funcionais Específicos: tensionamentos a partir da Teoria Histórico-Cultural (DISLEXIA, TDAH e TPAC)”Dislexia, TDAH, TPAC, nome e siglas definidos como um conjunto de sintomas e nomeados como Transtornos Funcionais Específicos (TFE).
Mas, como a Teoria Histórico-Cultural interpreta tais fenômenos na contemporaneidade?
Se você deseja se aprofundar nestes temas a partir da discussão da Medicalização da Educação, tendo como base a Teoria Histórico-Cultural e o trabalho na Clínica Pedagógica Histórico-Cultural, esse GE é para você 🙂
Organizado pelas pedagogas Profa. Dra. Rosa Monteiro e Profa. Dra. Júlia Rosa, com a participação de palestrantes especialistas, mestres e doutores.
Discutiremos os grandes temas: Dislexia, TDAH e TPAC. Cada tema terá 2 ou 3 encontros. Traremos especialistas para nos ajudar a entender aquele transtorno a partir da PsiHC e discutiremos o que fazer do ponto de vista pedagógico com esses casos.
pedagogos, professores, profissionais da área da saúde e educação, estudantes de graduação interessados na temática.
1) As contribuições da Neuropsicologia Luriana para entender os TFE
2) TFE, medicalização da Educação e da Vida
3) TDAH a partir da Neuropsicologia Histórico-Cultural
4) Caminhos possíveis para o desenvolvimento da atenção voluntária a partir do trabalho pedagógico
5) Estudo de caso de estudante com TDAH: Intervenções na clínica pedagógica histórico-cultural
6) Dislexia a partir da Neuropsicologia Histórico-Cultural
7) Alfabetização e dislexia
8) Estudo de caso de estudante com Dislexia: Intervenções na clínica pedagógica Histórico-Cultural
9) TPAC a partir da Neuropsicologia Histórico-Cultural
10) Estudo de caso de estudante com TPAC: Intervenções na clínica pedagógica Histórico-Cultural
Às quartas-feiras, das 19h às 21h, quinzenalmente.
Início: 26/02. Término: 09/07.
On-line, pelo Google Meet.
Em breve